terça-feira, 22 de junho de 2010

Limpando a fila de Impressão e "Resetando" o Spooler

Quem é que nunca mandou uma impressão errada, cancelou porém não resolveu? o Windows continua mandando, ou fica travado na fila, emperrando o resto dos seus documentos. Você desliga e liga a impressora, o computador e ainda não resolveu.

Antes de começar a chutar o balde siga estes procedimentos. Testado e funcionando no Windows XP, no Windows 7 e no Windows 2003 Server.

Abra um prompt de comando. Iniciar, executar, CMD.exe

No windows 7 não esqueça de executar como administrador. Voce pode clicar com o botão direito e escolher "Executar como Administrador" ou então ir no iniciar, executar (ÿ + R) e digite runas /user:minhamaquina\administrator cmd

Ao abrir o prompt, digite os passos abaixo, na ordem:

1. net stop spooler -enter-
2. cd c:\windows\system32\spool\PRINTERS -enter-
3. del /f /s *.shd -enter-
4. del /f /s *.spl -enter-
5. net start spooler -enter-
6. exit -enter- (comando opcional caso voce quiser sair do prompt)

Cuidado ao utilizar estes comandos em um servidor de impressão pois isto apagará TODAS as impressões de TODAS as impressoras. Portanto, verifique em qual impressora e em qual fila está o problema. Senão vão arrancar o seu fígado.

Para usar em estações (Win Xp ou Win 7), você pode também fazer um programinha com as extensões .CMD ou .BAT. Dê preferência para extensão .CMD pois executa mais rápido que arquivos de lote (batch ou .bat).

Crie um novo documento de texto, com NOTEPAD, digite um comando em cada linha e na hora de salvar como digite entre aspas "Nomearquivo.CMD"

E uma frase muito boa que um de meus instrutores me disse sobre administrar redes, que também para quem é aquela pessoa que sabe um pouco mais e é alugada pelos colegas: "ACONTEÇA O QUE ACONTECER, A CULPA É SUA"

segunda-feira, 7 de junho de 2010

Erro NetLogon 5719

Um notebook velho da Dell que tinhamos aqui, foi passado para deixar na recepção, pois tem placa de rede wireless e dá pra rodar alguns programas do escritório.

Depois de formatá-lo e instalar o windows e o office via R.I.S. (ou Windows Deployment Services para as versões mais novas), fui aplicar a instalação dos softwares da empresa via GPO.

De jeito nenhum funcionava. Não aplicava a politica para o computador não importa o que eu fizesse, nem gpupdate /sync /force /boot, conforme pode ser visto no meu primeiro post, neste link.

Então, utilizando o Group Policy Management Console (GPMC) fiz algumas simulações de ambiente e obtive o seguinte erro:

Instalação de software

Instalação de software did not complete policy processing because a system restart is required for the settings to be applied.
Group Policy will attempt to apply the settings the next time the computer is restarted.

Additional information may have been logged. Review the Policy Events tab in the console or the application event

log for events between 14/5/2010 15:57:22 and 14/5/2010 15:57:25.

Localizei então no Event Viewer o erro:

Tipo de evento: Erro
Origem do evento: NETLOGON
Categoria do evento: Nenhum
Identificação do evento: 5719
Data: 9/28/2001
Hora: 16:12:55
Usuário: N/D
Computador Server
Descrição:
Nenhum controlador de domínio do Windows NT ou Windows 2000 está disponível para o domínio . O seguinte erro ocorreu: Atualmente não há servidores de logon disponíveis para executar a solicitação de logon.
Dados: 0000: c00000

Verificando na internet, pude localizar a solução na seguinte KB da Microsoft: KB 310339

Mas para facilitar a vida do visitante já vou postar a solução, que requer editar o registro da maquina local que está dando o problema.

Uma possível causa deste erro é a falta de espaço no buffer de datagrama ou NetBT. Para resolver isto, voce precisará abrir o editor de registro do Windows.

Vamos pressupor que será utilizado o REGEDIT, através do Menu Iniciar>Executar>Regedit.exe

Localize a entrada HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Services\NetBT\Parameters

Após, clique com o botão direito do mouse em Parâmetros, clique em Novo e em REG_DWORD -ou- No menu Editar, clique em Novo e em REG_DWORD e adicione as novas informações da chave de registro conforme abaixo:

Nome do valor: MaxDgramBuffering Tipo de dados: REG_DWORD Valor: 0x40000

Lembre-se: no registro do windows não vai aparecer 0x400000 mas sim 0x00400000 - o que é a mesma coisa.. você, concentrado no problema, vai perceber que não ficou igualzinho a solução e vai achar estranho. Porém está correto.

A Entrada de seu registro deve ficar assim:



Reinicie o computador e verifique se está funcionando!!

Espero ter ajudado! As vezes as soluções das KB's da Microsoft são meio confusas e alguns sites que postam soluções são pagos, requerem registro, ou seja são chatos pra caramba. Quero sempre poder ajudar. Conforme vão surgindo os problemas mais cabeludos vou postando aqui. Se esta solução não funcionou em seu computador, comente e vamos juntos tentar achar a solução.

Abraços!