quinta-feira, 8 de julho de 2010

Utilizando VMWare Converter

Para quem não viu o post sobre instalar uma Virtual Machine da VMWare (clique aqui) é bom dar uma olhada antes de prosseguir lendo esta postagem.

A VMWare possui um conversor de máquinas virtuais muito útil para utilização "stand alone", ou seja uma solução simples, e não uma de datacenter, que pode ser baixada aqui

Como vocês leram no post sobre Máquinas Virtuais, precisei converter uma máquina de testes da Microsoft Virtual-PC pois com o VMWare server é possível inicializar uma máquina virtual junto com a real.

Eu havia gasto mais ou menos uma semana para deixar funcionando minha máquina virtual de Internet Banking. Mesmo que não iria demorar tanto, não queria gastar mais tempo para configurar uma nova instalação do Windows Server.

O Aplicativo é muito simples de utilizar. Depois que você instala e registra (o registro é gratis) inicie o programa, e clique em CONVERT MACHINE.

Vai aparecer esta tela:


O Aplicativo converte vários tipos de máquinas virtuais, conforme tabela no quadro branco do lado direito da janela. Não só virtual machines, como também imagens de backup. Sugiro que voce verifique toda a lista, pois um aplicativo como este pode salvar sua pele.

Neste caso você vai deixar a opção padrão no SELECT SOURCE TYPE.

Clique em BROWSER e selecione a máquina virtual que você quer converter. Após selecionar a máquina virtual desejada clique em NEXT.

Vai aparecer esta tela:


É muito simples. Selecione o novo nome da sua máquina virtual e o caminho para salvar. No campo SELECT VMWare Product, selecione a plataforma desejada para conversão. Lembre-se que as opções WORKSTATION e FUSION são para licenças pagas e poderão não rodar num player padrão. Clique em NEXT após acertar todos os parâmetros.

Depois, na próxima tela, você poderá arrumar as configurações da sua máquina como memória, disco, etc.


Uma vez terminado, basta clicar em NEXT e aguardar a conversão!

Comigo o servidor de Internet Banking funcionou legal, só que estranhamente depois de um tempo começou a ficar lerdo sem motivo aparente, até que fui forçado a instalar uma nova. Claro você pensa : Puts o cara teve o maior trabalho pra postar aqui só pra no final dizer que não funciona?

Bom, não sei se foi devido a problemas na conversão ou se foi algum problema do windows. Mas aprendi a utilizar o converter, que pode poupar um bom tempo ou numa emergência para restaurar um backup.