quinta-feira, 12 de abril de 2012

Como funciona o atributo "LastLogonTimeStamp"

Seu chefe chega em sua sala, todo pirilampo e saltitante e diz que chegou a hora de fazer uma limpeza de sua base do Active Directory, e todos os computadores e usuários inativos por mais de 90 dias devem ser eliminados.

Você, confiante, lembra-se do atributo lastLogon e prontamente prepara um relatorio para seu chefe. Minutos depois ele volta para sua sala, mas nem tanto saltitante, talvez até com chamas nos olhos, joga o relatorio em sua mesa, e pergunta "Por que metade de nossos computadores/usuarios nunca fizeram logon"?

Já desesperado, você confere os seus domain Controllers vê que o atributo LastLogon aparece em um DC mas não aparece nos outros! Como pode?

A resposta: Isso é por Default do Windows. este atributo NÃO É replicado. Mas calma! Nem tudo está perdido.

O atributo lastLogon não foi desenhado para prover a informação de login reais. Então, a partir do Windows Server 2003 foi introduzido o lastLogontimeStamp!! O atributo perfeito para auxiliar a localização de máquinas e usuários inativos, uma vez que, com as configurações padrão, o lastLogontimeStamp estará em média 9 a 14 dias atrás da data corrente.

NOTA:
Se você procura por um rastreamento "real-time", voce precisará pesquisar os logs de Security Events dos seus DC's

Requerimentos:
Seu domínio precisa ter o nível funcional de NO MINIMO windows 2003.

Atualizações e Replicação do lastLogontimeStamp
Antes de tudo, você precisa se familiarizar com o atributo msDSLogonTimeSyncInterval , que controla o intervalo (em dias) de quando o lastLogontimeStamp é atualizado. Se você olhar o ADSIEDIT.MSC, poderá verificar que o msDSLogonTimeSyncInterval estará como not set, mas não se assuste. O not set indica o padrão de 14 dias.

Se desejar desligá-lo, basta deixar como 0 (zero).


Como saber se o lastLogontimeStamp está replicando
Para verificaar se está replicando corretamente, você pode usar o comando repadmin.exe com o swich showattr. Veja alguns exemplos abaixo:

1. Usando repadmin para verificar o valor do lastLogontimeStamp em todos os DC's para um usuário:

repadmin /showattr * (DN of the target user) /attrs:lastLogontimeStamp >lastLogontimeStamp.txt

Examplo:
repadmin /showattr * CN=user1,OU=accounting,DC=domain,dc=com /attrs:lastLogontimeStamp >lastLogontimeStamp.txt

2. Usando repadmin para fazer um dump do lastLogontimeStamp para todos os usuários de um dominio, incluindo aqueles que estão com o lastLogontimeStamp zerado:

repadmin /showattr * /subtree /filter:"(&(objectCategory=Person)(objectClass=user))" /attrs:lastLogontimeStamp >lastLogontimeStamp.txt

3. Dump lastLogonTimeStamp para todos os usuários com o atributo preenchido:

repadmin /showattr * dc=domain,dc=com /subtree /filter:"((&(lastLogontimeStamp=*)(objectCategory=Person)(objectClass=user)))" /attrs:lastLogontimeStamp > lastLogontimeStamp-2-22-2009.txt



Espero ter ajudado! Se gostou, deixe um comentário!

terça-feira, 10 de abril de 2012

Business Intelligence? Exatamente!

Organizações em todo o mundo estão enfrentando uma explosão de dados. Segundo o Gartner, o volume de informações está crescendo em todo o mundo a uma velocidade mínima de 59% ao ano, com 15% de que os dados como estruturados e o resto composto por novos dados complexos.

O Microsoft SQL Server 2012 oferece às organizações a base para a plataforma de informação "cloud-ready", ajudando-as desbloquear idéias inovadoras, construir rapidamente soluções, e estender os seus dados do servidor para a nuvem com recursos avançados para a confiança de missão crítica.
Mas, enquanto os dados estão previstos para crescer 44 vezes na próxima década, o número de profissionais de TI é previsto crescer apenas 1,4 vezes. Os empregadores vão estar à procura de profissionais de TI com as habilidades do SQL para lidar com as demandas de dados de sua empresa. Como eles saberão onde procurar?

Através da certificação Microsoft, que são preparadas para medir um nível profundo de conhecimento. E isto é possivel:

  • Projetando certificações que testam as habilidades que os empregadores e gerentes contratantes reconhecem como mais essencial para o sucesso de seus funcionários no trabalho.
  • Desenvolvendo exames que incidem sobre o uso real do mundo de tecnologias Microsoft nas organizações.
  • Entregando os nossos exames, utilizando medidas de segurança adequadas, para os empregadores e os candidatos sabem que cada certificação ganhou carrega um valor sólido no mercado.
  • Protegendo nossas certificações, mantendo a nossa concepção, desenvolvimento e processos de entrega seguro.
Isso tudo significa que quando você ganha uma certificação Microsoft, seus empregadores e colegas sabem que você tem um conhecimento tecnológico "up-to-date", e pode trazer habilidades mais perspicazes de solução de problemas o trabalho. Em uma pesquisa com 700 profissionais de TI, 60% dizem que a certificação levou a um novo emprego. E, em um relatório de pesquisa de 2011 feito pela  CompTIA, 64% dos gerentes de contratação de  TI, disse que as certificações tinham um valor extremamente alto ou alto para validar as habilidades e competências de trabalho dos candidatos.

A explosão de dados está colocando novas demandas sobre as organizações e departamentos de TI. As Certificações Microsoft provam que você tem as habilidades ideais para ajudá-los a lidar com isso.