sexta-feira, 7 de maio de 2010

VMWare VIRTUAL SERVER!!! Instalado, configurado e funcionando.

Olá Queridos visitantes!! Lembram-se que neste post eu disse que iria aprender a utilizar e configurar o VMWare Virtual Server? Pois é!!

Não só instalei o Virtual server, como também converti a máquina virtual salva em formato "Microsoft Virtual PC 2007 (.vmc)" para o formato VMWare, sem ter que fazer nada de novas instalações ou configurações.

Como vai ser um post muito grande, inicialmente vou postar onde encontrar todos os softwares necessários para que você consiga fazer tudo o que vou escrever.

O VMWare server permite que, além que você inicie uma máquina virtual juntamente com a máquina Host (a máquina física), configure, instale, e faça tudo o que quiser. E o melhor. Você pode controlar de um lugar só TODAS as máquinas virtuais que quiser, mesmo que espalhadas pelo seu domínio. É muito legal.

Vamos lá:

Primeiramente você precisa fazer o seu registro no site da VMWare. Não se preocupe, você não paga nada. E a versão não comercial também é gratuita. Agora vai da consciência de cada um adquirir a versão paga.

Eu por exemplo não vou utilizar a ferramenta para ganhar dinheiro, mas sim para utilizar dentro do meu próprio escritório, apenas para agilizar uma tarefa. A Ferramenta é excelente, se você for administrador de uma rede grande, converse com seu departamento, para pelo menos adquirir a licença mínima.

Depois, você também pode baixar esta ferramenta de conversão, o VMWare vCenter Standalone, no mesmo site da VMWare. A versão standalone é gratuita. a Versão server, vai provar ser muito útil se você administra redes grandes e pode converter máquinas MESMO LIGADAS e váras ao mesmo tempo.

Não se preocupe em baixar o VMWare player. Com o Server, voce tem o console e pode verificar as máquinas, quantas quiser diretamente de uma estação.

Como o download de todas as ferramentas são mais de 700 MB, deixe baixando enquanto vai dormir, e neste fim de semana postarei tudo com Screenshots de como configurar o Server.

Para adiantar, quando ele pedir o FQDN (Fully Qualified Domain Name) na estação, você digita o nome do servidor que vai hospedar o VMWare server. Ele vai instalar um atalho para um console, que abre via web browser (IE 7 ou + / Firefox - não funciona totalmente no chrome).

Quando abrir este atalho, vai dar um erro de certificado. Clique que deseja continuar e uma tela com nome de usuário e senha vai abrir. O usuário e a senha são, se você colocou na rede de domínio, a senha do administrador da rede. Caso colocou em uma estação de trabalho para testes, você pode usar tanto o login de administrador da rede como da sua máquina local.

Mas se você não tem senha na sua máquina local, cadastre uma pois a senha para entrar no console do VMWare server é obrigatória.

A boa notícia de todo este trabalho? Ganho médio de DUAS HORAS DIÁRIAS para operações com Internet banking para cada funcionário. Tudo isto sem gastar UM TOSTÃO!!!!

Chato né? aguarde as postagens do final de semana ou da semana que vem para a instalação completa com screens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário