terça-feira, 22 de junho de 2010

Limpando a fila de Impressão e "Resetando" o Spooler

Quem é que nunca mandou uma impressão errada, cancelou porém não resolveu? o Windows continua mandando, ou fica travado na fila, emperrando o resto dos seus documentos. Você desliga e liga a impressora, o computador e ainda não resolveu.

Antes de começar a chutar o balde siga estes procedimentos. Testado e funcionando no Windows XP, no Windows 7 e no Windows 2003 Server.

Abra um prompt de comando. Iniciar, executar, CMD.exe

No windows 7 não esqueça de executar como administrador. Voce pode clicar com o botão direito e escolher "Executar como Administrador" ou então ir no iniciar, executar (ÿ + R) e digite runas /user:minhamaquina\administrator cmd

Ao abrir o prompt, digite os passos abaixo, na ordem:

1. net stop spooler -enter-
2. cd c:\windows\system32\spool\PRINTERS -enter-
3. del /f /s *.shd -enter-
4. del /f /s *.spl -enter-
5. net start spooler -enter-
6. exit -enter- (comando opcional caso voce quiser sair do prompt)

Cuidado ao utilizar estes comandos em um servidor de impressão pois isto apagará TODAS as impressões de TODAS as impressoras. Portanto, verifique em qual impressora e em qual fila está o problema. Senão vão arrancar o seu fígado.

Para usar em estações (Win Xp ou Win 7), você pode também fazer um programinha com as extensões .CMD ou .BAT. Dê preferência para extensão .CMD pois executa mais rápido que arquivos de lote (batch ou .bat).

Crie um novo documento de texto, com NOTEPAD, digite um comando em cada linha e na hora de salvar como digite entre aspas "Nomearquivo.CMD"

E uma frase muito boa que um de meus instrutores me disse sobre administrar redes, que também para quem é aquela pessoa que sabe um pouco mais e é alugada pelos colegas: "ACONTEÇA O QUE ACONTECER, A CULPA É SUA"

Nenhum comentário:

Postar um comentário