quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Você já viu um AD que não replica.. Pois é! O meu não! rsrs

O pior é aguentar as risadas do pessoal mais experiente quando eu falo das minhas peripécias.

"Professor, eu tenho 2 servidores de AD mas eles não estão replicando, o que pode ser?"

Ai você ouve: "AHAHAHA PUTA DOMINIO ZICADO MEU! Olha honestamente, termine seu curso, quando voce ficar mais experiente é melhor voce fazer tudo novamente, documentado, etc. e tal"

Sim é uma boa idéia. Mas meu, já tem 05 meses que eu instalei este domínio tanta configuração foi feita no anti virus, nas policies etc... Tudo de novo é meio cruel

Pensei com meus botões: Vou tentar remover a "role" (nota: role = regra/serviço em ingles não vai pensando besteira) de Active Directory e colocar no AD novamente.

VAmos lá pela interface gráfica... "NAO FOI POSSIVEL REMOVER POIS NAO FOI ENCONTRADO OUTRO SERVIDOR DE DOMINIO"..... eu pensei... PATACAPARÉU!

Fui via linha de comando: Iniciar, executar, dcpromo.exe

Mesmo erro. Ai eu já quase chutando o balde, quero dizer o gabinete, resolvi procurar na internet uma solução.

Depois de várias formas de pesquisa em ingles, portugues, javanes, mandarim, consegui chegar na KB da microsoft que me mostrava a luz no fim do túnel.

http://support.microsoft.com/kb/332199/pt-br

Resumindo, quando um de seus servidores de AD pararem de replicar use a famosa prática do TIRA-E-POE. se der pau na hora de remover a regra de AD, digite na linha de comando:

dcpromo /forceremoval

Finalmente consegui remover o AD sem ter que formatar aquela máquina que tinha tudo funcionando. Inclui no AD novamente e voilá! REPLICA!!! problema resolvido sem ter que fazer tudo novamente.


CUIDADO!! NUNCA JAMAIS NEVER USE ESTA TÉCNICA SE O SEU SERVIDOR FOR O ULTIMO SERVIDOR DE ACTIVE DIRECTORY!!! Obviamente voce não vai ter que fazer tudo isso se for o ultimo servidor, mas caso esteja tentando apenas resolver o problema e não querendo remover a regra permanentemente, este comando remove e apaga todos os objetos do active directory e NÃO FAZ BACKUP.

Depois, quando sobrar mais um tempinho, vou mostrar pra voces que um de meus servidores DNS dava erro de 5 em 5 minutos e tinha que reiniciar o serviço. Depois de muito tempo, descobri que o anti-virus tinha um pouco a ver com a solução, que postarei em breve.

2 comentários: