quinta-feira, 29 de abril de 2010

DNS Cheio de Problemas no Event Viewer

Pois é. Finalmente estou atualizando o blog. É por que foi corrido esse ultimo mês e também tive que esperar mais peripécias a serem feitas e depois resolvidas.

Mas vamos lá. Logo depois que resolvi o problema de replicação, meu servidor ainda dava um monte de problemas de realmente travar o DNS e aparecer a mensagem de erro critico, avisando que DNS.EXE encontrou um problema e deve ser fechado.

Olhei anti-virus, registro do windows, rezei para Santo Expedito e já estava comprando uma passagem para aquele santuário japonês chamado Kanda-Myojin Shinto que fica perto de Akihabara, região de Tóquio conhecida pela grande concentração de lojas de eletrônicos.

Cansado e nervoso, depois do expediente fui tomar uma breja. Depois da sexta garrafa eu lembrei da antiga regra do TIRA-E-PÔE / DESLIGA E LIGA e resolvi fazer um teste no dia seguinte.

Com dor de cabeça e com a garganta seca devido à ressaca, no dia seguinte após 2 litros de água e 5 copos de café expresso, sentei ao servidor com problema e removi o serviço de DNS. (CLARO QUE JA FIZ ISSO 1 MILHÃO DE VEZES MAS SEMPRE DEU PAU).

Usei um limpador de registro (facil de encontrar no superdownloads) para tirar qualquer vestígio de DNS DO registro do windows.


No servidor secundário de DNS eu entrei nas propriedades do nome principal do domínio em FORWARD LOOKUP ZONES e removi, em todas as abas tudo o que referenciava ao servidor antigo, e transformei este servidor secundário em primário.


Depois, como pode ser visto na próxima foto eu entrei em todos os sub-diretórios de todas as áreas e removi qualquer entrada que tivesse referência ao servidor com problemas. Isso me tomou pelo menos 2 horas. Teria demorado menos, mas devido eu ter tomado tanta água tinha que ir ao banheiro de 5 em 5 minutos como aquelas crianças ou velhinhos que não conseguem segurar.




Feito isso, passei neste servidor a ferramenta de limpar registro para apagar quaisquer erros e resquícios que poderiam ser provenientes do servidor antigo, e no DHCP redirecionei como servidor DNS primário este servidor que acabei de dar a manutenção.

Usei o PSEXEC (do pacote PSTOOLS, disponível gratuitamente no site de Download da Microsoft) para renovar as configurações de TCP/IP das estações. A linha de comando utilizada foi PSEXEC \\@ArquivoComAListaDosPcs ipconfig /renew

Com isso todas as estações, automaticamente renovaram suas configurações e passaram a ler o recem arrumado servidor como DNS principal.

Não deu mais problema. Mas caaaaalma esta ainda não é a solução completa, pois não é possivel que uma rede não possa ter 2 servidores DNS para fins de tolerância a falhas. 3 dias depois, eu chequei o EventViewer e não tinha NENHUM ERRO, o que não era comum. Diariamente ambos servidores apresentavam muitos erros criticos no event viewer. Era um bom sinal.

Então no servidor que era o principal e dava pau direto, chequei o EventViewer e também não tinha nenhum erro critico relacionado a outros problemas. Na hora do almoço eu reiniciei o servidor e instalei o serviço de DNS novamente, deixando este como secundário. Na hora de criar a zona eu escolhi a opção conforme a figura a seguir:



Fiz as configurações normalmente (Não vou explicar como se configura um DNS, se voce está aqui é porque provavelmente sabe fazer. caso contrário utilize a ajuda do próprio Windows Server ou verifique as KB´s da Microsoft e Technet).

Resultado? Replicação perfeita e os computadores estão ligados DIRETO fazem 20 dias SEM NENHUM ERRO em DNS ou outros críticos que obrigavam o servidor ser reiniciado!! E mais! Configurei até Reverse Lookup Zone que deixou um pouco mais rápida a conexão com as estações.

Minha conclusão foi, que como eu era inexperiente ao instalar a primeira vez o Servidor DNS, quando eu instalei o segundo, deixei 2 servidores primários, juntando com o antigo problema de replicação dava pau direto. Portanto ao instalar DNS em seu ambiente de trabalho e for usar mais de 01 computador para serem DNS servers, lembre-se de que um deve ser secundário. Vai lhe poupar dores de cabeça.

Agradeço a Santo Expedito pela Graça Alcançada!! hhehehehe

(Pra quem não sabe, Santo Expedito é o santo das causas impossíveis. Tipo um Ethan Hunt do Missão Impossível)

Nenhum comentário:

Postar um comentário