Amiguinhos? Cara isso foi muito tanga frouxa...
Pois bem, vi nas estatísticas do blog que uma das pesquisas que trouxe o usuário aqui foi "reiniciar micro no dominio".
Na Verdade é muito simples:
UTILIZE O COMANDO "SHUTDOWN" !
Olá Pessoal!
Vira e mexe, todo mundo precisa trocar uma estação de lugar, ou pra substituir aquele micro que deu pau, você coloca no lugar aquele reserva que ninguém estava usando.
O Micro já estava todo configurado, não precisa fazer mais nada. Mais tarde, você vê no DNS ou no DHCP um nome nada a ver, e só então se lembra que é aquela máquina que voce substituiu.
Você pensa:
"Puxa, descer 04 andares só pra renomear uma máquina! Justo Hoje que o elevador quebrou!"
ou
"Ah, tá logo na mesa la da frente mas é que eu prefiro evitar a fadiga..."
Então indaga-se: "Caramba se é rede Gerenciada tem que ir na mesa mudar o nome da máquina, reiniciar o micro?"
Eu digo: SEUS PROBLEMAS ACABARAM! TEM COMO FAZER ISTO SEM LEVANTAR DA SUA CONFORTÁVEL CADEIRA DO SETOR DE T.I.!!
Vamos lá:
Para renomear um computador remotamente em sua rede, baixe o arquivo acima chamado “netdom.exe” (que voce encontra no Support Tools de seu CD do windows 2003 Server ou baixe ele aqui, para uma pasta de sua escolha. De preferência na pasta %systemroot%\system32\ pois qualquer arquivo executável que você guarda lá pode ser chamado de qualquer outra pasta, em um prompt de comando.
Vou ensinar a fazer um script em extensão .BAT ou então digite diretamente na linha de comando (Prompt do MS-DOS - Iniciar/Executar/cmd.exe)
Se for fazer o script, no bloco de notas (Iniciar/Executar/Notepad.exe), copie e cole a linha abaixo, alterando as informações em vermelho conforme necessário:
netdom RENAMECOMPUTER COMPUTADORANTIGO /Newname:COMPUTADORNOVO /ud:DOMINIO\USER /PasswordD:SENHA
Salve o arquivo dentro da mesma pasta do “netdom.exe” com extensão .BAT. Caso queira renomear mais de uma máquina, copie e cole a linha abaixo desta, em sequência, alterando somente o que for necessário.
Para executar o script não basta configurar a BAT com senha de administrador. Terá que logar no compuador com senha de administrador do domínio primeiro para depois executá-la.
Se quiser forçar o reboot da máquina, o argumento /REBOOT deverá ser adicionado ao script. Caso receba mensagem de que não foi possível executar devido a algum processo, use também o argumento /FORCE.
Dicas:
Mais uma peripécia resolvida e com a solução passo-a-passo! Aproveite e veja mais utilidades para o comando NETDOM.EXE em meu outro post!!